200 anos de Karl Marx

Eduardo Grandi*

Neste sábado dia 5 comemoram-se os 200 anos do nascimento do filósofo alemão Karl Marx. Sua vida e sua obra mudaram o mundo inspirando o movimento dos trabalhadores de todos os países a alcançar conquistas como o direito ao voto, previdência e saúde pública gratuitas, direitos trabalhistas (jornada de 8 horas, férias remuneradas, etc.) e muito mais. Antes dele, o que hoje é direito de todos não passava de utopia, ou mesmo “caso de polícia”.

Marx iniciou tudo isso com sua crítica, que demoliu os pilares do discurso capitalista, municiando os trabalhadores para suas lutas. A força de tal crítica se baseia no fato dela não ser um conjunto de ideias fixas, mas sim um método de análise da realidade, o chamado materialismo histórico dialético. Tal método, dinâmico, foi capaz de absorver contribuições de diversos pensadores ao longo do tempo, de forma que permanece tão atual que é capaz de explicar com precisão as crises capitalistas do século 21.

Não vivemos ainda no mundo com que Marx sonhou. Mas já damos alguns passos neste sentido, e hoje milhões de trabalhadores em todos os continentes resistem à retirada dos poucos direitos que conquistamos e seguem avançando na construção do poder popular. Pois como citava o próprio Marx, “o trabalhador tudo produz, logo a ele tudo pertence”. E como disse acertadamente seu amigo Engels, “seu nome será lembrado pelos séculos, assim como sua obra”.

KARL MARX, PRESENTE!

*Engenheiro funcionário da CASAN e membro do Comitê Regional de SC do PCB.

Anúncios

Sobre dariodasilva

“o espírito crítico, a independência intelectual, não consistem em ceder à reação mas em não lhe ceder” Georges Politzer
Esse post foi publicado em Marxismo, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s