A Importância do Voto Classista – Joinville

A Importância do Voto Classista

(nota política sobre as eleições em Joinville)

pop

Para os comunistas, as eleições municipais são a forma aparentemente “democrática” do domínio dos capitalistas na cidade. A proibição do financiamento de campanha por empresas não alterou radicalmente este quadro, a grande maioria dos candidatos têm ligação direta ou está em conchavo com a classe dominante.

As instituições do Estado burguês são organizadas para a manutenção dos interesses dominantes, não é diferente com as câmaras de vereadores e prefeituras. A maioria dos candidatos busca a eleição por interesses particulares, em Joinville são mais de quatrocentos para vereador, não há, entre a maioria deles, diferenças ideológicas; é uma disputa de quem tem mais dinheiro para investir na campanha, comprar votos e conseguir o apoio da elite da cidade. Também, a lei de responsabilidade fiscal e outros mecanismos da legalidade burguesa servem como fator de manutenção de domínio dos interesses capitalistas.

A classe dominante busca, de diversas formas, limitar a participação da esquerda socialista nas eleições; uma delas é a limitação de tempo de televisão para os partidos que não fazem coligações eleitoreiras e sem princípios. Outra é a própria limitação financeira, a esquerda socialista não aceita caixa dois, não compra votos e não faz acordo com a elite dominante.

O voto é uma das formas, ainda que limitada, de os trabalhadores realizarem sua luta de classe; buscando construir mandatos populares como pontos de apoio dentro das instituições burguesas. Essa política é capaz de oferecer resistência contra os projetos antipopulares dos políticos burgueses e aliado a luta independente da juventude, da classe operária, demonstrar a necessidade de construção do Poder Popular.

Para os comunistas, o momento das eleições é fundamental para conscientizar os trabalhadores sobre as limitações e contradições da democracia burguesa. Diante de um quadro onde os trabalhadores ainda não construíram os seus próprios mecanismos de poder é tarefa dos comunistas conscientizar os trabalhadores sobre a necessidade de dar um voto de classe, ou seja: nenhum voto na direita. Vejamos o que dizem Marx e Engels em carta à Liga dos Comunistas:

“Ao lado dos candidatos burgueses democráticos figurem em toda parte candidatos operários escolhidos na medida do possível entre os membros da Liga dos Comunistas, e que para seu triunfo se ponham em jogo todos os meios disponíveis. Mesmo que não exista esperança alguma de triunfo, os operários devem apresentar candidatos próprios para conservar sua independência”

Para nós, as candidaturas que representam uma alternativa classista para estas eleições, são as candidaturas da Esquerda Marxista, do PSOL e a candidatura do PSTU. É importante destacar que temos divergências importantes com essas organizações; tanto programáticas, como na prática cotidiana nos movimentos sociais, de juventude e de trabalhadores; em Joinville e nacionalmente. Já o PT e PCdoB consideramos como partidos com uma clara política de direita e antipopular, não merecendo mais o voto dos trabalhadores.

As eleições são apenas um momento da luta de classes, é necessário construir a luta para além delas; na perspectiva do Poder Popular. Faz-se necessária uma greve geral para barrar os ataques contra os direitos trabalhistas, contra os serviços públicos, contra o governo Temer e contra todos os governos e políticos burgueses.

rect3921Partido Comunista Brasileiro – Santa Catarina

(pcbsantacatarina@gmail.com)

União da Juventude Comunista – Joinville

(ujccsc@gmail.com)

Anúncios
Nota | Esse post foi publicado em eleições 2016, Joinville], PCB, UJC e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s