Só intervenção não é solução: pela municipalização do transporte em Blumenau

A situação do sistema de transporte coletivo de Blumenau chegou a um nível crítico. As três paralisações ocorridas nos últimos quatro meses, motivadas por sucessivos atrasos nos salários que, por sua vez, resultam das enormes dívidas acumuladas pelo setor, revelam toda a crise de um sistema que não respeita nem o trabalhador nem a população. Chegou-se ao ponto de ser impossível manter o sistema nas mãos das empresas que o administraram tão mal, tanto que até mesmo o tucano Napoleão Bernardes se viu obrigado a decretar intervenção da prefeitura no consórcio Siga e na maior empresa do sistema (a viação Glória). A decisão é em si correta, mas já nasce com diversos vícios de origem.

Para começar, a intervenção (que aliás, só veio a menos de um ano das eleições), coloca o consórcio Siga nas mãos de Sérgio Chisté, o mesmo que, por quase todo o mandato de Napoleão, presidiu a Seterb (órgão que deveria fiscalizar o Siga). O mesmo Sérgio que, a mando de Napoleão, fechou os olhos para todas as violações de contrato cometidas pela Glória, para todo o crescente endividamento do Siga, provando que a gestão tucana está mais preocupada em fazer politicagem do que resolver um problema que ela mesma deixou que se instaurasse.

Porém, ainda que o interventor e prefeito também sejam responsáveis por esta crise, é preciso dizer que as empresas do consórcio Siga é que são as grandes culpadas, pois são elas que há muitos anos vêm administrando (muito mal) todo o sistema! As duras trocas de acusações entre a Glória e as demais empresas do Siga demonstram que no consórcio impera o “cada um por si”, com cada empresa procurando obter o máximo de vantagens – e quem perde é a população.

De fato, a crise do transporte em Blumenau resulta da contradição gritante que há em um serviço público ser gerenciado pelo interesse privado. Não é possível conciliar os interesses da população com a sede de lucro de um punhado de empresários. É por conta disso que a intervenção é uma medida limitada, que está longe de ser a solução. Não é certo que o poder público só entre em cena pra “arrumar a casa” e depois devolvê-la para uma empresa privada bagunçá-la novamente!

Por isso, nós do PCB afirmamos: é preciso ir além. Defendemos que o transporte público deva ser de fato público, controlado por uma empresa municipal, totalmente transparente e sob controle da população. O povo de Blumenau não deve se deixar levar pela falácia das empresas, que afirmam que a culpada pela crise é o preço “muito baixo” (?!!) da tarifa, sugerindo que a única solução ao problema seria ou aumentar a tarifa ou a prefeitura bancar a diferença… Para nós do PCB, tal argumento só vem reforçar ainda mais a necessidade de se municipalizar os serviços de transporte em Blumenau, pois se os próprios empresários admitem que não é possível saciar sua sede de lucro sem que paguemos ainda mais por isso,  fica claro ser inviável administrar o transporte coletivo pela lógica privada. Se o subsídio público é imprescindível para que o sistema funcione, não faz o menor sentido que esse subsídio, pago pelo imposto que vem do nosso trabalho, seja usado para sustentar o lucro privado.

TRANSPORTE NÃO É MERCADORIA!

TARIFA ZERO E MUNICIPALIZAÇÃO DO TRANSPORTE JÁ

TODA SOLIDARIEDADE À LUTA DOS EMPREGADOS DO TRANSPORTE! A CLASSE TRABALADORA É UMA SÓ!

PCB Vale do Itajaí

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Nota | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Só intervenção não é solução: pela municipalização do transporte em Blumenau

  1. Bruna disse:

    O transporte “público” de Blumenau é de fato um problema que está pra ser resolvido há muitos anos e nada nem ninguém o soluciona. Lamentável a situação e quem acaba sendo prejudicado (como sempre) somos nós, blumenauenses.
    Feliz por ver algo sobre Blumenau no blog do PCB. Quero encontrar vocês comunistas blumenauenses!! ahahah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s