Tempos sombrios assolam os educadores de Santa Catarina!

Nota da base de educadores da Unidade Classista/SC

Apesar da última terça-feira (10) em Florianópolis estar entre um clima nublado a chuva moderada, durante a Assembleia estadual do SINTE-SC, o que se viu foi uma verdadeira tempestade sobre os direitos dos professores e o trabalho da direção do SINTE para a completa desmobilização dos professores e demais trabalhadores da educação do Estado.

A direção do SINTE, composta pela CUT, central sindical vinculada ao PT, e a CSP-CONLUTAS, vinculada ao PSTU, colaboraram para que o governo Colombo obtivesse uma vitória no seu projeto de destruição da carreira do magistério catarinense. Conseguiram impedir que se deflagrasse greve imediata, adiando seu início por mais duas semanas.

Ambos os setores não vêm fazendo o trabalho de base no sentido de mobilizar os trabalhadores da educação. Têm permitido que quem informe a categoria seja a imprensa burguesa, que está a serviço dos interesses do governo. O jornal lançado pelo SINTE somente coloca a proposta do governo de um lado e do outro a pauta de reivindicações da categoria, sem apresentar qualquer análise das perdas para a categoria. Jogam para que estejamos cada vez mais desinformados e sejamos massa de manobra, no fundo tratando o profissional da educação como “burro”.

Agora, Colombo tem as condições para derrotar os professores, pois estamos desmobilizados, com um sindicato que está entregue a este governo. Para evitar isso, era necessário termos entrado em greve nesta terça-feira.

Aliás, era necessário que nem tivéssemos começado o ano letivo, pois nossa data-base para discussão com o governo é em janeiro. E cadê a movimentação da direção do SINTE desde 2014 para isso? Não deveríamos nem ter começado as aulas, pois querem implantar o sistema professor on-line sem dar condições estruturais para que consigamos trabalhar.

Mas como esperar alguma coisa dessa direção do SINTE, se o que eles têm feito é justamente tripudiar sobre nós? Vejamos: essa direção aprovou que agora eles receberão por 60 horas, e nós estamos tendo redução nos vencimentos! Essa direção não tem compromisso com o trabalhador da educação, tendo abandonado o professor à mercê de um Estado autoritário, altamente repressor. Isto fica claro na perseguição do governo contra aqueles que lutam por uma educação de qualidade, processando e exonerando diversos companheiros, que foram abandonados pelo SINTE, como se quisessem que eles sejam demitidos. Perseguem-nos inclusive cortando o nosso ponto ao participarmos de nossas assembleias, numa flagrante violação ao direto à liberdade de organização sindical garantido por lei. Perguntamos: como querem que realizemos mais e mais assembleias nessas condições, em que os ACT’s (maiores prejudicados pelo “pacotaço” do governo) estão prestes a ser demitidos por acúmulo de “faltas injustificadas”? Toda essa repressão, por si só, já era motivo para estarmos em greve.

Não há outro caminho, a categoria tem que mobilizar a si mesma para que não sofra mais uma derrota gigante. Para isso, será necessário que passemos por cima dessa direção sindical “pelega”, que tenta entregar a greve para o governo. Nós da Corrente Sindical Unidade Classista apoiamos os trabalhadores da educação e estaremos juntos na construção dessa grande mobilização que derrotará o governo Colombo, o secretário da educação Deschamps e os “pelegos” da direção sindical.

Nenhum Direito a Menos! Avançar nas Conquistas!

Abaixo a MP 198 que destrói os ganhos do ACT’s!

Pelo pagamento da lei do Piso!

Pelo fortalecimento e construção do Movimento SINTE pela Base!

Foto: Agência AL

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s