Espaço de Unidade de Ação se reúne e traça objetivos para 2015

Aconteceu em Brasília-DF, na sexta-feira, 30 de janeiro, na sede da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União), uma expressiva reunião do Espaço de Unidade de Ação.

O auditório ficou pequeno para os quase 100 participantes. A reunião contou com a presença de mais de 45 entidades, dos mais diversos setores sindicais, além de movimentos populares, do campo e da cidade, movimentos estudantis e da juventude. 17 estados de todas as regiões do país estavam representados.

Convocada inicialmente pela CSP-Conlutas, Condsef  (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), Feraesp  (Federação dos Empregados Rurais Assalariados de São Paulo) e pelo MLS (Movimento de Luta Socialista), a reunião ganhou a adesão de importantes entidades, dentre elas a Conafer  (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais do Brasil), a FNP (Federação Nacional dos Petroleiros), a COBAP (Confederação Nacional de Aposentados e Pensionistas) e ainda do Jubileu Sul Brasil.

Participaram ainda na condição de observadoras duas outras centrais: a CGTB e a Intersindical. E outras correntes sindicais estiveram presentes pela primeira vez: a Unidade Classista, ligada ao PCB e a Unidos pra Lutar, ligada à CST-PSOL.

A coordenação do Espaço de Unidade de Ação está fechando as resoluções da reunião e vai encaminhá-las nos próximos dias para todo o Brasil.

Preparar e organizar a resistência dos trabalhadores
O ponto central da reunião foi a avaliação do cenário político e econômico e a definição dos eixos de atuação conjunta no enfrentamento às políticas patronais e dos governos federal, estaduais e municipais, que atacam direitos.

A reunião aprovou uma declaração política e indicou a realização de uma campanha a ser desenvolvida na base dos setores e categorias. Indicou também a realização de reuniões nos estados e a edição de um jornal nacional do Espaço de Unidade de Ação, “para fomentar a agitação política na base e que também tenha um conteúdo de propaganda e formação”.

Ficou prevista uma nova reunião no final de fevereiro ou início de março.

“Os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise”
Esse foi o eixo comum aprovado por acordo na reunião, para dar globalidade e buscar unificar as lutas da classe trabalhadora, dos setores populares e da juventude. Esse eixo comum procura “traduzir a nossa luta contra a política econômica e os ataques dos governos e dos patrões”.

Como políticas concretas, em torno a esse eixo, o Espaço de Unidade de Ação definiu como bandeiras, dentre outras, a luta em defesa do emprego, contra qualquer retirada de direitos, a exigência de revogação das MP’s 664 e 665, a participação nas mobilizações que estão ocorrendo pela crise da água e contra o aumento das passagens, o apoio às mobilizações em curso, dentre elas as campanhas salariais dos servidores públicos federais e a jornada de luta dos trabalhadores do campo.

A reunião votou ainda seguir a luta contra a criminalização dos movimentos sociais, dos ativistas e da população da periferia, as lutas pelo direito à moradia e pela reforma urbana, além da defesa da Petrobras 100% estatal e a volta do monopólio estatal do petróleo. A reunião também se pronunciou pela apuração e punição de todos os envolvidos em corrupção, na Petrobras e no caso do cartel do metrô e ferrovias de São Paulo.

Foi ainda orientado e reforçado que, a partir desses eixos, se busque dialogar mais amplamente com todos os segmentos dispostos a lutar e que esses eixos sejam precisados em cada local ou região, tendo ainda um corte de gênero, geracional (juventude trabalhadora), de raça e etnia, de defesa dos direitos LGBT’s, que são setores ainda mais afetados por parte dessas políticas.

Publicado originalmente em http://www.cspconlutas.org.br

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s