90 anos do PCB

 

Rodrigo Lima*

Neste dia 25 de março, o Partido Comunista Brasileiro completa 90 anos de existência. É o partido político mais antigo em atividade do país. O primeiro na história a organizar-se nacionalmente. Nestes 90 anos, o PCB esteve presente nas principais lutas dos trabalhadores e do povo brasileiro.

São inúmeras as contribuições dos comunistas: da luta contra o nazi-fascismo nas décadas de 1930 e 1940; passando pela campanha “O Petróleo é Nosso” nos anos 1950; pelo retorno da democracia e o fim da ditadura militar-empresarial no período entre 1964 e 1985; até a resistência as políticas neoliberais e de aprofundamento do capitalismo em nosso país que tem marcado os últimos governos.

Após a queda do muro de Berlim e do fim da URSS, muitos partidos ditos de esquerda inclinaram seus programas políticos para uma linha de conciliação de classe, aliando-se com setores da burguesia e das oligarquias regionais. Muitas vozes levantaram-se para decretar o fim do comunismo e até da história. Ao contrariar estas previsões, o PCB reconstrói-se revolucionariamente e mantém bem alta a bandeira da Revolução Socialista.

Grande contribuição nesta história tem os comunistas catarinenses: Manuel Alves Ribeiro, Álvaro Ventura, Alécio Verzola e Amadeu Hercílio da Luz foram alguns dos principais responsáveis pela organização do PCB em Santa Catarina. Muitas foram as tentativas de eliminar o Partido, sendo uma das mais conhecidas, a famigerada “Operação Barriga Verde”, ação desencadeada pelo Exército na década de 1970,  culminou na prisão de 42 militantes comunistas catarinenses. Não conseguiram. O PCB segue organizado e na luta, mantendo vivos os versos de Ferreira Goulart em seu celebre poema sobre o Partidão: quem contar a história de lutas do nosso povo e seus heróis tem de falar dele. Ou estará mentindo.

* Secretário de Organização do Comitê Regional do PCB/SC

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s