CRIAR, CRIAR UNESC POPULAR

A situação do ensino superior nas chamadas “universidades comunitárias” do sistema ACAFE (Associação Catarinense das Fundações Educacionais) demonstra aprofundamento de uma concepção privatista e mercantil de educação nos últimos tempos.

Esses rumos que a Universidade vem seguindo estão na esteira da política educacional conservadora imposta pelo Banco Mundial e pelo MEC. Na UNESC, reformas administrativas, cortes na oferta de vagas, avanço do ensino à distância, falta de plano de carreira e excesso de professores horistas são alguns exemplos da crescente precarização do ensino.

O objetivo principal é ajustar tudo aos “padrões da concorrência” das outras instituições privadas, tratando a educação como mercadoria e a Universidade como uma empresa capitalista visando lucros.

Nos últimos dias, a reitoria da UNESC iniciou movimentação para impor um novo aumento de mensalidades aos estudantes. Conforme nota divulgada pela mesma, a proposta de aumento era ilegal e foi adiada para 2012.

Nós da União da Juventude Comunista (UJC), contra qualquer tipo de reajuste de mensalidades, queremos debater uma solução estrutural para este problema. Defendemos a UNESC PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, com a estatização de todo o sistema ACAFE sob controle da comunidade acadêmica (professores, trabalhadores e estudantes) e do povo!

-10% do PIB para educação já!

-Educação não é mercadoria, é um direito social! Contra a mercatilização e precarização do ensino!

– Solidariedade e apoio às ocupações de reitorias pelo país!

-Contra a política educacional de Dilma e Colombo que retira dinheiro público da educação para salvar capitalistas da crise!

Ousar lutar, ousar vencer!

Setembro/2011

UJC – Criciúma/SC.

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s