Seara não apresenta proposta e greve inicia nesta segunda-feira

Os trabalhadores  da Seara Alimentos – Marfrig de Forquilhinha  devem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira,22 de novembro. São cerca de 2.300 profissionais. A empresa não apresentou nova proposta na negociação do dia 16 em Florianópolis. A agroindústria mais uma vez ofereceu somente o índice de 6,68% e nenhuma proposta nas cláusulas sociais. “Esperamos até amanhã para uma nova posição e se não houver entramos em estado de greve e deflagramos greve geral a partir de segunda-feira”, explica Célio Elias, secretário do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Criciúma e região. A reivindicação da categoria é 8% de aumento, sendo 4,68% do INPC.

Além do índice, querem pela redução da jornada de trabalho, pausa a cada 50 minutos trabalhados, licença-maternidade de 180 dias, vale transporte gratuito, abono de mil reais, café matinal, proibição de horas extras entre outros itens. O Sindicato reivindica uma jornada menor no setor em função do alto índice de doenças. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, no ano de 2007, foram gastos R$ 10,7 bilhões em benefícios decorrentes de acidentes de trabalho e de atividades insalubres, caracterizando 7,64% a mais do que o total gasto no ano anterior. Ressalta-se ainda que, do total gasto, 47,4% representam o pagamento de auxílios por doença e por acidente, e aposentadorias por acidentes e enfermidades ocupacionais, e os outros 52,3% representam o pagamento a aposentadorias especiais, concedidas devido à exposição do trabalhador a riscos ocupacionais.

De acordo com o artigo Balanço dos acidentes, publicado no Anuário Brasileiro de Proteção 2008, o índice de doenças ocupacionais no país saltou de 5.800 registros em 1990 para mais de 27 mil em 2005. A Lesão por Esforço Repetitivo (LER), provocada por movimentos que se repetem ao longo da jornada e pelo ritmo intenso de trabalho, responde por quase 50% dos casos.

Fonte: http://www.portalveneza.com.br

Anúncios

Sobre trincheiravirtual

Até a vitória, sempre!
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s